ENDEREÇO

R. Gonçalves Ledo, 1630 Centro - Fortaleza/CE

E-MAIL

abo@abo-ce.org.br

CONTATO

+55 85 9 9146.0398

Marketing OdontolA?gico

Marketing OdontolA?gico

fabio-luA�s

por: FA?bio LuA�s Iwakura

O termo a�?marketing odontolA?gicoa�? nA?o A� mais novidade para os profissionais da odontologia. O marketing jA? faz parte do cotidiano de vA?rias clA�nicas e consultA?rios odontolA?gicos de nossa regiA?o. A� o dentista compromissado com a qualidade de seu serviA�o, com a excelA?ncia no atendimento, com a profissionalizaA�A?o de sua equipe, com a percepA�A?o de seus clientes.

O marketing odontolA?gico nA?o se restringe A�s aA�A�es de propaganda. AlA�m da comunicaA�A?o, o marketing envolve tambA�m o atendimento ao cliente, a prestaA�A?o dos serviA�os, a apresentaA�A?o do consultA?rio, a conveniA?ncia, a definiA�A?o dos honorA?rios, entre outros.

O primeiro passo no desenvolvimento de um plano de marketing odontolA?gico A� o dentista identificar o perfil do seu pA?blico. Isso A� muito importante, pois as estratA�gias a serem utilizadas pelo profissional deverA?o ser coerentes a esse pA?blico. Refiro-me ao tipo de mensagem a ser transmitida, aos meios de comunicaA�A?o, ao horA?rio de atendimento, a decoraA�A?o e ambientaA�A?o do consultA?rio, a forma de atendimento, e atA� mesmo aos valores e formas de pagamento praticadas.

A missA?o seguinte A� a�?tangibilizar o intangA�vela�?. O serviA�o odontolA?gico, assim como outras modalidades de serviA�os profissionais A� intangA�vel. Isso gera incertezas nos clientes. Para minimizar essas incertezas, os clientes buscam por evidA?ncias de qualidade no serviA�o. Essa inseguranA�a pode ser minimizada quando o prestador de serviA�o tangibiliza o seu serviA�o, utilizando-se para isso de suas instalaA�A�es, seu material de comunicaA�A?o, seus colaboradores, seus equipamentos e seu preA�o.

Investir nas instalaA�A�es e nos equipamentos de seu consultA?rio A� uma estratA�gia importante no plano de marketing odontolA?gico. A comeA�ar pela sala de recepA�A?o. O consultA?rio mA�dico ainda A� um local que causa desconforto para muitos brasileiros. Por isso, uma sala de espera confortA?vel, que transmita tranquilidade A� importante. Poltronas e sofA?s limpos e confortA?veis, um som ambiente tranquilo, revistas atualizadas, rede wi-fi disponA�vel. Tudo para que o cliente se distraia e se sinta relaxado antes do atendimento.

Quanto A� comunicaA�A?o, algumas aA�A�es se mostram eficientes, exigindo pouco investimento. A criaA�A?o e manutenA�A?o de um perfil profissional nas redes sociais podem se mostrar valiosas. Recomenda-se postagens sobre artigos e novidades da A?rea odontolA?gica, bem como informaA�A�es sobre cursos e novas titulaA�A�es conquistadas pelo cirurgiA?o dentista. Vale tambA�m dicas e orientaA�A�es sobre higiene bucal. Proferir palestras pode render bons frutos, assim como escrever artigos para revistas, jornais e tabloides da cidade.

Como o prestador de serviA�os profissionais depende muito da recomendaA�A?o e de indicaA�A�es para a conquista de novos clientes, ao dentista exige-se a prA?tica eficiente e constante do networking. Quando as estratA�gias de comunicaA�A?o surtirem efeito, os clientes comeA�arA?o a procurar o consultA?rio. O primeiro contato deste cliente com a equipe mA�dica A� o que chamamos de a�?a hora da verdadea�?. Por isso, a capacitaA�A?o de toda a equipe de atendimento a�� secretA?ria, atendente, auxiliares a�� se mostra imprescindA�vel.

Mas o que garante a rentabilidade e o sucesso do profissional de odontologia nA?o A� a conquista de novos clientes, e sim a manutenA�A?o de seus atuais clientes. Isso significa que ele deverA? adotar aA�A�es de relacionamento e retenA�A?o de clientes. E tudo comeA�a com um banco de dados contendo os principais dados do cliente, como seu e-mail, endereA�o, data de nascimento, time que torce, data de casamento entre outros. Essas informaA�A�es serA?o usadas para o envio de felicitaA�A�es no dia do aniversA?rio, Natal, aniversA?rio do casamento, entre outros.

FA?bio LuA�s Iwakura

FA?bio Iwakura A� consultor empresarial e diretor da Elos Empresarial; administrador de empresas e especialista em Marketing. Acumula mais de 15 anos de experiA?ncia na A?rea de marketing, e atende empresas do segmento comercial, educacional, de serviA�os e de tecnologia da informaA�A?o. A� docente dos cursos de graduaA�A?o e pA?s-graduaA�A?o.

Fonte: PORTAL EDUCAA�A?O a�� Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado

http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/49276/marketing-odontologico#ixzz2mRiDjAcB

Twitter
Facebook
LinkedIn
Reddit
Pocket

Notícias relacionadas