É do conhecimento de todos que a odontologia brasileira em geral é muito bem conceituada no mundo todo. Tal qual o Cirurgião plástico brasileiro é sinônimo de bons resultados estáticos, o dentista brasileiro é sinônimo de bons tratos, bons resultados, excelente técnica.
No Brasil já faz vários anos auto-bio adaptação Transversal dos Maxilares se desponta como uma filosofia inovadora, com a otimização do uso dos briquetes autoligáveis estáticos através de uma técnica especifica para sacar o máximo proveito deste material. Um brAquete autoligável, utilizado como se fosse uma ortodontia convencional não resulta no mesmo efeito, que se bem utilizado com uma técnica e sequência de fios e procedimentos específicos para ele.
A simplicidade é a marca desta filosofia. Sempre se falou em utilizar forças leves em ortodontia desde os tempos de Begg e Ricketts com suas infindáveis alías, que não eram nada simples, mas realmente forças leves, capilares não se utilizavam. Os fios de NITI, termo ativados fazem esta promessa, mas será que os utilizamos realmente com forças leves? O ligamento periodontal tem 0.5mm do cemento a parede alveolar, pense um pouco, 0.5mm, qualquer força um pouco maior vai esmagar e super comprimir este reduzido espaço, não é verdade?
Hoje sabemos que a força ideal para o movimento ortodôntico é de 25g por cm2 de raiz. Dentes com maior volume de raiz, suportam mais força e vice e versa. Será que o fio de NITI que voê estão utilizando para começar seus tratamentos são suficientemente leves para gerar uma força de 25g por cm2 de raiz? Quando pegamos um fio 014 termoativado de boa qualidade, nos dá uma sensação de muito pouca força que o fio irá fazer, ou quase nada de força. Chega a ser incômodo à sensação de tão pouca força. , à este o fio recomendado pela filosofia que comentamos.
Os resultados são excelentes! Com apenas dois fios conseguimos terminar os casos mais complexos. Torques e todas as chaves de oclusão são respeitadas nesta abordagem. Por isto, o autor da filosofia, Dr. Alan Rodrigues, comenta que é um “romper de paradigmas”. Pois, colocamos a prova nossos conhecimentos ortodônticos frente a constante biologia de nossos pacientes e os novos materiais e formas de utilizá-los.
A filosofia baseia-se em 8 princípios, muito interessantes e simples. Todos nós podemos aplicar estes princípios. Os ortodontistas mais experientes, para surpresa geral, são os que têm mais dificuldades de seguir os princípios, pois tem conhecimentos que serão contrastados com a filosofia. E além do mais insistem em fazer do modo convencional determinados passos da filosofia, e por isto sentem mais dificuldades.
Vejamos os 8 Princípios da Bioadaptação Transversal dos Maxilares é BTM baseados em Evidências Ciênicas e Tomográficas
1- Análise ciênica dos segundos molares superiores;
2- Iniciar com fio 0.014 atermoativado;
3- Posicionamento anterior dos Stops;
4- Build up nos segundos molares superiores;
5- Colagem do arco inferior após inicio da Bioadaptação Transversal Maxilar;
6- Uso noturno dos elásticos bioadaptativos leves;
7- Definição do Arco Dental Natural com fio 0.014 x 0.025x termoativado;
8- Fios de açãoo 0.18x ou 0.14 x 0.25x apenas em casos que necessita deslize dental.
A Europa está descobrindo esta filosofia, aqui em Barcelona, Catalunha, a Universidade de Lleida, vai desenvolver um Master em ortodontia baseado nesta filosofia. Estarei a frente deste projeto, levando esta filosofia Brasileira que está encantando aos colegas europeus.À Tratamentos mais facilmente tratados, sem extrações, sem disjunção, sem aparelhos acessórios. Em fim, mais simples para o colega e mais confortável para o paciente, em menos tempo e menos dor.
Este ano desenvolveremos o 3rd Orthodontic Webinar Congress, o tema do evento serA? The simpler the better. Certamente vamos comentar mais desta filosofia e muitos outros avanços. Informaremos mais detalhadamente em breve.
______________________________________________________________________________________________________________________________________
Dr. Jonas Ferreira
Doutorando Universidade de Barcelona; Especialista em Ortodontia pela Associação Brasileira de Ensino Odontológico – São Paulo; Especialista Disfunção Crânio Mandibular y Dor Orofacial; Pós-graduado em Ortodontia pela Universidade Camilo Castelo Branco; Especialização em Ortodontia UCCB; Conferencista de cursos no Brasil, EspaA�a y Portugal; Consultor/Coaching Odontológico. Contato: www.jonasferreira.eu