ENDEREÇO

R. Gonçalves Ledo, 1630 Centro - Fortaleza/CE

E-MAIL

abo@abo-ce.org.br

CONTATO

+55 85 9 9146.0398

Células do olho podem ajudar a diagnosticar mal de Alzheimer

Células do olho podem ajudar a diagnosticar mal de Alzheimer

olhoPesquisa aponta que um simples exame rotineiro dos olhos poderá diagnosticar a doença, segundo estudo feito nos EUA.

A progressão do mal de Alzheimer poderá ser, futuramente, acompanhada por exame oftalmológico de rotina, segundo estudo de cientistas americanos feito em camundongos. Eles descobriram que as alterações em células específicas da retina podem ajudar a diagnosticar o avanço dessa doença degenerativa.

Como a retina é uma extensão direta do cérebro, eles acreditam que a perda de neurônios retinais pode estar relacionada à diminuição de células do cérebro devido ao Alzheimer. As descobertas foram reveladas durante uma conferência de neurociência ocorrida nos Estados Unidos.

A equipe preverá que, futuramente, os oftalmologistas, munidos dos devidos aparelhos, consigam detectar o Mal de Alzheimer durante um exame de vista periódico. Segundo o estudo dos cientistas, alterações nas células da retina também poderiam ajudar a detectar o glaucoma é que leva à cegueira  e que à considerado também uma doença neurodegenerativa similar ao Alzheimer.

Os cientistas analisaram a espessura da retina em uma área que anteriormente não havia sido investigada. O estudo incluiu camada nuclear interna e a camada de células ganglionares da retina (um tipo de neurônio encontrado na retina). Eles concluíram que uma perda de espessura ocorreu apenas em camundongos com Mal de Alzheimer. A camada de células ganglionares da retina foi reduzida à metade de seu tamanho e a camada nuclear interna diminuiu em mais de um terço.

Ainda são necessários estudos em humanos para comprovar essa tese, com a vantagem que os biomarcadores principais da doença de Alzheimer são muito caros ou invasivos, enquanto um exame minucioso da espessura da retina à por tomografia de coerência ótica  seria um procedimento barato e não-invasivo.

Fonte: BBC

http://www.jornaldosite.com.br/materias/saude/anteriores/edicao195/saude195_04.htm

Twitter
Facebook
LinkedIn
Reddit
Pocket

Notícias relacionadas