ENDEREÇO

R. Gonçalves Ledo, 1630 Centro - Fortaleza/CE

E-MAIL

abo@abo-ce.org.br

CONTATO

+55 85 9 9146.0398

Marketing 3.0 na Ortodontia Contemporânea

Marketing 3.0 na Ortodontia Contemporânea

Estamos hoje na era do Marketing 3.0

Ouvimos isso aqui e ali e acabamos nos acostumando com a ideia, mas será que sabemos realmente o que isso significa? E, mais, será que conseguimos aplicar isso no consultório?

Voltando um pouco no tempo, no início do século XX está vamos na era do Marketing 1.0, quando havia uma demanda muito grande por praticamente todo tipo de produto e as empresas ofereciam o que tinham, para quem quisesse comprar.

Produziam-se produtos básicos, para a massa, sem diferenciação ou qualquer tipo de preocupação com os consumidores. O foco era totalmente no produto e a frase que melhor define essa época é de Henry Ford O cliente pode ter o carro da cor que quiser, contanto que seja preto. Era necessário focar na produtividade para conseguir atender ás necessidades dos consumidores.

O Marketing 2.0 surge da evolução do mercado, as empresas conseguiram aumentar a produtividade e a oferta de seus produtos, os consumidores passaram a ter mais opiniões de escolha e, com a vinda da tecnologia da informação, eles agora conseguem comparar todas as opiniões e encontrar o que melhor se adequar à sua necessidade, criando um grande desafio na venda. O foco agora é no cliente. Quais são seus desejos? O que ele precisa? Quais são suas preferências? O que ele considera na hora da compra?

É ele quem manda.

Com isso, criou-se um mercado de alta concorrência e a grande onda de customização que vivenciamos atualmente. Porém, o Marketing 2.0 não pensa nos consumidores como um todo, ainda não considera seus sentimentos, suas aspirações, seus valoresa e é isso o que traz o Marketing 3.0, uma preocupação com o consumidor como um ser completo, com necessidades, desejos e, agora, também com emoções.

Em seu livro Marketing 3.0, Philip Kotler, considerado o papa do marketing, aborda temas mais profundos como filantropia, alma e sustentabilidade relacionados ás marcas, que soa coerente para marcas como Coca-Cola, Apple, Starbucksa mas, como atingir o coração de pacientes hoje tão exigentes com seus tratamentos e preços? Como emocionar e encantar as pessoas que entram por aquela porta logo ali? Como mostrar o real valor de um tratamento ortodôntico de qualidade, numa época em que apenas um bom diploma na parede não é mais suficiente?

É preciso criar valor e diferenciação, e isso dá mais trabalho do que baixar preço, mas o resultado é muito melhor. Uma sala de espera agradável, um atendimento cortês, pontualidade, horários flexíveis, podem ter um efeito maior do que o esperado e é importante comunicar isso para os clientes. Bem como a utilização de produtos de alta qualidade e tecnologia e uma graduação com honras, as pessoas querem saber quando estão usando bons produtos e sendo cuidados por bons profissionais.

É necessário comunicar sempre! Mostre para seus clientes, façam-nos sentir a segurança de estarem nas mãos de um excelente profissional, de serem tratados com respeito, individualidade e carinho (sim, carinho, eles precisam!), de sentarem em uma cadeira confortável, sentirem um aroma agradável enquanto esperam pouco a pela sua vez e de saberem que estão sendo tratados com técnicas e produtos de qualidade.

Entregue um bom serviço, torne a experiência agradável e surpreenda-se com os resultados.

FONTE: http://www.ortoevolucao.com.br/blog

http://cfo.org.br/wp-content/plugins/page-flip-image-gallery/popup.php?book_id=14

Twitter
Facebook
LinkedIn
Reddit
Pocket

Notícias relacionadas